Modelagem de roupas

Assim como um arquiteto o estilista precisa de apoio técnico para que seus desenhos saiam do papel e se tornem realidade, e é o profissional da modelagem de roupas  quem dá esse suporte interpretando os desenhos transformando-os em moldes e posteriormente em algo concreto, ou seja, em roupas. Na teoria parece até que é bem simples, mas todo cuidado é pouco na hora de desenvolver esse gratificante trabalho que é a modelagem de roupas.

Um fator relevante para se ter sucesso nesse mercado competitivo que é o da moda é conhecer seu público alvo, com a modelagem de roupas não é diferente. Oconsumidor está cada vez mais exigente ele quer adquirir um produto que lhe proporcione conforto e qualidade. E para uma modelagem de roupas de qualidade é preciso primeiro que seja realizada uma pesquisa visando conhecer o corpo do consumidor que irá usá-la para que o produto final fique o mais confortável possível. Com essa informação o trabalho da modelagem de roupas se torna bem mais fácil e o sucesso com as vendas também.

O profissional da modelagem de roupas

Devido ao fato do sucesso da coleção sempre ter sido direcionado ao estilista muitas vezes o profissional da modelagem de roupas nem é lembrado e valorizado como deveria, mas o que seria do estilista sem esse profissional para dar vida às suas idéias.  Ele não precisa ser um expert em costura, mas precisa ter um bom conhecimento em aviamentos, composição e caimento dos tecidos. Como a responsabilidade pela modelagem de roupas é do modelista cabe a ele fazer todas as mudanças que julgar necessárias, pois nem sempre a idéia do estilista pode ser colocada em prática. Além de interpretar os desenhos elaborar ficha técnica é responsabilidade do modelista também acompanhar a confecção da peça piloto fazendo as correções no corpo de prova para que o modelo possa seguramente ser produzido em série.

 Testando a modelagem de roupas

Para testar a modelagem de roupas muitos desses testes são realizados em pessoas que possuam medidas de acordo com a tabela usada pela fábrica, os chamados “modelos de prova”. É a melhor forma que se tem para ter certeza que a modelagem de roupas ficou perfeita. Mas muitas fábricas ainda acham que o ideal mesmo é que esses testes sejam feitos em um manequim para que fique mais fácil alfinetar. O bom é que esses manequins de prova podem ser confeccionados de acordo com a tabela de medida usada para cada empresa, assim fica mais fácil e seguro na hora de fazer as correções na modelagem de roupas.modelagem de roupas

Termos de busca para este artigo:

Posts Relacionados:

Sobre flor